sábado, 29 de agosto de 2009

Pormenores IX

Com excepcao das chuvas e da musica a bombar ate a meia noite, em honra do Ganesh, nao ha muita coisa a acontecer em Surat nestes dias. Preparativos para a partida, horas a olhar para o calendario, uma ultima visita a Damao, canalhada a gritar na rua por causa da chuva... e pouco mais. Por isso, para nao matar a Fila antes da sua horinha, os proximos posts serao sobre pormenores da minha vida suratina. Comecamos hoje com a fabulosa aventura do mehendi no cabelo...

Aqui, para alem de se usar o mehendi para fazer desenhos nas maos e pes, a pasta de ervas tambem e aplicada no cabelo. E uma especie de solucao indiana para as brancas e que resulta em alguns fenomenos engracados, como homens a passear na rua com cabelos e barbas cor de laranja vivo. No cabelo negro das mulheres, o mehendi passa mais despercebido. Claro que eu tinha que experimentar como ia o meu cabelo europeu reagir ao mesmo tratamento. E foi esta a louca sexta-feira a noite que passei ontem (note-se a ironia do tom).

Comecei por comprar o pacotinho com o po na loja que fica por baixo do escritorio. 15 rupias (cerca de 0,20E) compram o suficiente para cobrir os longos cabelos das indianas, o que para mim chega e sobra.



A preparacao e um bocadinho mais demorada que as tintas da L'Oreal que se compram no Continente (e que o Tapi Medical Store tambem vende). Comeca-se por por o po de molho durante 2 a 3 horas, o que resulta na pasta mais viscosa e nojenta que se possa imaginar.



Depois aplica-se a lama no cabelo e deixa-se repousar outras 3 a 4 horas. Para jogar pelo seguro, esperei so 2h30. Retira-se com agua. O unico problema e que nem depois de lavar o cabelo com champo e aplicar amaciador generosamente, me livrei do cheiro desagradavel do mehendi. E as minhas maos ainda hoje estao cor de laranja. O resultado nao foi tao mau como estava a espera, mais ruivo muito escuro que laranja assustador. Mas isso fica para ser contado nos proximos capitulos.

4 comentários:

fernandesmariateresa disse...

Estás linda. O resultado é fabuloso nas unhas!!!
Bjnhos

Vagamundos disse...

Ó cachopa! Agora que estás quase para regressar e teres uma prateleira inteira do Continente com a melhor selecção da L'Oreal, é que te pões a fazer dessas experiências :)
Bjs

Helena Almeida disse...

Goi!!
Adorei o relato! Imaginei os surtis de cabelo laranja e pensei: se o Herman José estivesse na Índia iria certamente aderir à moda.
BEIJOS!!

Mana Branca disse...

a parte das unhas...menos mal, dá um ar "exótico", agora o cabelo!!! Puseste essa coisa no cabelo!!!!?? Cruzes!!!

Creative Commons License
Em Fila Indiana by Teresa Calisto is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
E voce, blogaqui?
Directorio de Blogs Portugueses