quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O grande festival de Ganesh

Desde a semana passada que esta a decorrer em Surat, o Grande Festival de Ganesh (nome oficial!), o deus da prosperidade e da remocao de obstaculos. As celebracoes decorrem durante 10 dias, especialmente de noite. Os surtis saem para a rua e festejam em torno de carros (uns mais sofisticados que outros), com a imagem do deus trombudo e musica em altos decibeis. A chuvada de ontem e hoje amainou os festejos, que com certeza serao retomados, a tempo do grande final, quando todas as estatuas de Ganesh, adquiridas ao longo destes ultimos dias, grandes e pequenas, serao atiradas ao rio... Numa cidade de quatro milhoes de habitantes, imaginem os efeitos no ecosistema. Mas adiante que aqui, contra a religiao, nao ha natureza que aguente.

O nosso predio tambem tem um pequeno altar, improvisado num espaco no res do chao, onde o deus esta sentado, a frente de uma cortina vermelha e rodeado de grinaldas douradas. Todos os dias desta semana, de manha e a noite, um pequeno grupo de criancas vai a todos os apartamentos, com uma bandeja com uma chama, uns paus de incenso e umas moedas. Passamos a mao direita num movimento circular por cima da chama, depois no mesmo movimento, por cima da nossa cabeca. Recebemos ainda uma pequena porcao da prassad, a oferta de comida que se faz aos deuses. Hoje foram sementes de sesamo com cubinhos de acucar. E bom comecar a manha abencoada pelo deus da properidade. A minha colega e que ainda nao se rendeu aos beneficios da bencao e tranca-se no quarto quando me ouve abrir a porta da rua as criancas. Va la alguem perceber os escoceses...

5 comentários:

fernandesmariateresa disse...

Bençãos dos deuses nunca são demais! E também gosto de experimentar. A RG não sabe o que perde com essa falta de contacto com esse povo que eu considero de uma amabilidade muito forte.
Bjnhps

Unknown disse...

Se Ganesh fosse representado com um Kilt e uma garrafa de "scotish wisky"...

VagaMundos disse...

Esse rio deve ficar literalmente... uma galeria de esculturas :)
Bjs

Anónimo disse...

jà tens amante ????

Helena Almeida disse...

Goi!!
Mal não faz, por isso que venha a bênção...
A pergunta deve transbordar estupidez, mas depois não há ninguém que vá recolher as esculturas ao rio? É que com tantas esculturas, em tantos anos, esse rio deve ter esculturas em vez de areia!
BEIJOS!!

Creative Commons License
Em Fila Indiana by Teresa Calisto is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
E voce, blogaqui?
Directorio de Blogs Portugueses