terça-feira, 14 de abril de 2009

Férias parte 2: Bombaim/Mumbai

Entre Goa e a Tailândia, passamos umas horas em Bombaim (que agora se chama Mumbai). Sair das portas do aeroporto, com um carrinho cheio de malas e ar de turista ocidental nesta cidade, é o equivalente a ser minhoca, enrolar-se num anzol e saltar para um laguinho cheio de carpas. Depois de muita conversa, muita recusa e da implementação de uma estratégia muito bem planeada (a Super mãe escondeu-se com as malas na sala de espera e eu vim tratar das negociações sozinha e de mão na anca), lá conseguimos contratar um sik de turbante vermelho, para nos levar, por um preço que nos pareceu razoável, a dar umas voltinhas por Bombaim enquanto não chegava a hora de embarcar para a Tailândia. Gostei bastante do pouco que vi da cidade. A parte rica, onde vivem políticos e outros VIPs e onde fomos visitar os Hanging Gardens, ainda dá uns ares de cidade europeia. Os jardins é que de suspensos têm pouco: ganharam o nome por estarem em cima de uns reservatórios de água, usados para abastecer a cidade. Mas na confusão que é a metrópole, soube bem passear no meio das flores e dos “pinguins”, com níveis de ruído reduzidos a conversas.

Os pinguins dos Hanguing Gardens.

Os girassóis que pareciam girassóis, mas afinal não eram.


Uma flor estranha...
Je

Já com o sol a pôr-se fomos até à praia Chowpatti, um areal delicioso, onde se pode passar umas horas agradáveis, a ver o sol a pôr e as luzes a acender em volta da baía. Todos os Bombaístas (isto é palavra?) vêm para aqui ao final da tarde (ok, não são todos que eles são mais de 10 milhões, mas são muitos) o que confere à entrada da praia um ar meio “feira popular” com roulottes enfeitadas de neón a vender comida.


A tour terminou com a visita a um mercado de beira de estrada para comprar sapatos arábicos e écharpes de algodão. Dica: entrar num taxi cheia de sacas na Índia é sempre má ideia. Mesmo que se tenha acordado no preço anteriormente, o taxista ao constatar que há dinheiro, começa com o choradinho do give 100 rupees more because I was lost e assim estragar o que tinha sido até ao momento, uma tarde muito agradável.

5 comentários:

Teresa disse...

A minha mana chegou ontem da India! Estou desejosa por ouvir as histórias dela! Mas pelos mails e sms que mandou acho que gostou bastante!
Beijocas

JoanaM disse...

Adoro os teus relatos :)) Ficamos à espera de mais! Beijos

JOSÉ MODESTO disse...

Olá Bom Dia.
De facto o prometido é devido.
Já tenho as fotos....excelente irei publicar logo que possivél.

Aprecio muito o seu trabalho.
Uma mais valia para os Matosinhenses...continue.

Saudações Mariitimas
José Modesto

Helena Almeida disse...

Goi!!
Que aventuras...
Admite: são esses problemas, casos insólitos e situações estranhas que dão um gosto diferente às férias. Na altura podemos ficar furiosos, mas mais tarde são motivo de riso. E a frase "lembras-te daquela vez..." sabe tão bem!
Feira Popular na praia é um conceito interessante, deve ter sido engraçado!
BEIJOS!!

JOSÉ MODESTO disse...

Acabo de publicar as sua fotos.

Saudações Marítimas
José Modesto

Creative Commons License
Em Fila Indiana by Teresa Calisto is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
E voce, blogaqui?
Directorio de Blogs Portugueses