sábado, 27 de dezembro de 2008

Em cima do balcão

A ambientação continua e, dentro das circunstâncias, da melhor maneira possível. Dia sim, dia não, vou jantar a casa de um familiar da Daxa (a presidente da ONG) ou a casa de um colega. O carinho e a hospitalidade dos indianos rivaliza com a que sentimos no Norte de Portugal.
Ontem fomos jantar a casa de um dos primos do Vital (marido da Daxa), num apartamento muito moderno, duplex, com um flat screen gigante. Pela primeira vez, vi sofás dentro de uma casa indiana. O dono do palácio mostrou-nos, cheio de orgulho, o seu super candeeiro cheio de pendentes de cristal, com comando à distância (!) e com 3 (sim, 3) tipos de iluminação diferente! Naturalmente, numa casa de classe alta não se prepara a comida no chão, não! Quando entrei na cozinha, encontrei as duas anfitriãs sentadas em cima do balcão (à indiana, com pés e tudo) a preparar a comida. Outra pérola da visita de ontem: o chai (mistura de chá, especiarias, leite e muito açúcar), à refeição bebe-se em chávenas pequenas e depois da refeição bebe-se directamente do pires. Quando terminamos de comer (no chão, claro, a mesa serve para pousar as carteiras), chegaram mais visitas. Passado uns momentos, a filha dos donos da casa aparece na sala com uma cafeteira de chai e um monte de pires. O líquido verte-se no prato e bebe-se. Arrefece mais depressa. Naturalmente.

6 comentários:

fernandesmariateresa disse...

olé, estás numa cultura muito diferente da nossa, mas em atitudes e bom acolhimento parecem-me do melhor. Enjoy. bjinhos

Anónimo disse...

Querida amiga Teresa
Olá,
As tuas notícias ciontinuam a ser boas. Escrevo-te hoje para te desejar um MUITO BOM 2009.
Beijo,
Carlos
carlosoliveira_espinho@hotmail.com

Anónimo disse...

Como não sei se falamos antes, cá vão os meus votos de um Fantástico 2009, cheio de realizações e felicidade! Estou ansiosa de saber as novidades da tua Passagem D'Ano, mas espero acima de tudo que te sintas feliz...
Beijos

Anónimo disse...

Olá! Com que então...ìndia? Maravilha...Falei com o pai para desejar um bom natal e soube da sua generosa atitude. A meu pedido, a mãe enviou-me o endereço do blogg...espero que não se importe de ter mais uma seguidora. Admiro a coragem de quem se dá, o que é sempre muito mais do que dar...e tenho consciência de que quando fazemos isso, o que recebemos em troca é sempre imensuravelmente mais...
E isso não é difícil de ver pelas suas maravilhosas crónicas e extraordinárias fotos...a riqueza interior adquirida numa experiência desta natureza é de uma enormidade incrível.
Desejo-lhe bom trabalho e que todos os seus projectos, assim como o de todos os voluntários que a acompanham, se concretizem.
Desejos de um extraordinário 2009!
Muita Luz!

Manuela

Helena Almeida disse...

Goi!!
Desculpa-me a futilidade... mas uma mesa para carteiras não é luxo a mais? As minhas, coitadinhas, resumem-se a 4 cabides num armário... e de vez em quando, em dias de maior stress e menor paciência para as tirar com cuidado, caem ao chão e por lá ficam até que eu volte a casa!
Ainda não perdi a esperança de um dia... nem que seja daqui a 50 anos... vir a ter um fabuloso armário... perdão, CLOSET.... como uma certa pessoa que eu cá sei :) Isso sim, é proporcionar dignidade às carteiras!!!

Mudando de tema, nem imaginas como fiquei contente por saber que te proporcionaram uma festa de Natal! Para mim esta quadra tem um significado muito especial. Religiosidades à parte, é sinónimo de Família, de Amor, de Paz. Nessa noite é isso que celebro... e sempre com muito boa disposição. E a ti não te faltou a Família (no coração), o Amor (de novos amigos) e a Paz (pela realização de um sonho).
BEIJOS!!

Anónimo disse...

Olá! Fico feliz por tudo estar a correr pelo melhor. A uma miuda como tu era difícil que o acolhimento não correspondesse.Ainda gostaria de ver a cena de estarem encima do balcão com pés e tudo mais.E com isto vão quase 2 meses, é um piscar de olhos...
Vou continuar a seguir estas optimas descrições. UM OPTIMO 2009!! Pedro Cravo

Creative Commons License
Em Fila Indiana by Teresa Calisto is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
E voce, blogaqui?
Directorio de Blogs Portugueses