terça-feira, 10 de março de 2009

Happy Holi!

Neste país há muita coisa difícil de explicar. O feriado de amanhã é uma dessas coisas. Eu sei que vindo de uma portuense, que todo o santo 23 de Junho vai prá rua martelar na cabeça de estranhos, pode parecer pouco razoável o comentário. Mas os meus colega indianos levam a loucura das celebrações religiosas um degrau mais acima dos martelos de S. João. E começam as comemorações na véspera. Há uns largos minutos atrás, um dos meus colegas foi "comprar cores", como eles aqui dizem. Chegou ao escritório com uma bocado de jornal, no qual vinha embrulhado um pó cor de rosa choque. Começa toda a gente, a tentar pintar a cara do colega. Como os exemplos têm que vir de cima, a presidente da ONG lidera os ataques! Rapidamente, o objectivo de pintar caras é alargado a cabelos, pescoços, roupa... Para melhorar a festa, aparece uma bisnaga. Claro que eu não podia deixar passar esta oportunidade em branco (ou a seco). Dois minutos depois, tenho a minha própria arma de esguicho, comprada por 20 rupias, ao fundo das escadas do escritório. Foi um massacre!

Depois do banho, as coisas acalmaram. Agora estamos à espera de uns colegas. Foram fazer uma fiel visit e devem estar a chegar. A minha bisnaga esta carregada e já vi uns 3 embrulhos de jornal em cima da secretária do lado. Happy Holi!

3 comentários:

eduardo disse...

Realmente a India não nos para de surpreender. As tradições são mais que as mães, como costumamos dizer por estas bandas. E ainda nos queixamos nós do S. João e das marteladas e dos alhos porro? A propósito disso, estou admirado que ASAE ainda não tenha fiscalizado os martelos e os respectivos alhos... Se calhar até já fiscalizou...

Helena Almeida disse...

Goi!!
A religião é festejada com intensidade por aí... e eu a lembrar-me do Papa que proibiu o bater de palmas nas eucaristias...
Adiante, fiquei muito curiosa: que festividade é essa que inclui banhar os outros de cores? Festeja-se uma divindade específica? E é uma tradição nacional ou só de Surat?
Em Espanha há banho de tomates (eu prefiro-os no prato), por cá há os famosos martelos que falaste e os alhos porros que o Eduardo referiu... realmente em Surat é mais divertido:) Até porque não há o perigo de marteladas mal dadas por crianças... e como doem!!!
E tu levaste à letra a velhinha expressão "Em Roma sê Romano":)
BEIJOS!!

Queiroz disse...

Ora então ao ataque! Ricas práticas são joaninas que te deram a experiência suficiente para intervir em qualquer tipo de manifestação!
Eles que se cuidem...

Creative Commons License
Em Fila Indiana by Teresa Calisto is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
E voce, blogaqui?
Directorio de Blogs Portugueses